domingo, 18 de agosto de 2013

Sociedade



                                      Direitos Humanos em Moçambique

                                                                                                                Autor: Alberto Massango
Baseados no princípio de respeito na relação entre indivíduos, os direitos humanos tem como pressuposto fundamental um ser humano moral e racional que merece ser tratado com dignidade. Os direitos humanos não observam questões étnicas, culturais, e nem intelectuais, mas sim englobam o ser humano de uma forma universal.      

Os Direitos Humanos surgem no século XVIII na França. Duma forma sintética, no ano 1789 na França, sucedeu uma revolta popular que ficou conhecida como “ Revolução Francesa”. Nesta revolução se questionava os privilégios da nobreza e do clero, sobretudo o poder absoluto do rei. Nesta época a França atravessava uma tremenda crise económica‚ entretanto, os pequenos comerciantes e camponeses eram obrigados a carregarem um preço excessivo de impostos. 

No mesmo ano, os representantes do povo francês, em Assembleia Nacional, perceberam que a ignorância, o esquecimento ou desprezo dos direitos do homem eram as únicas causas dos males públicos e da corrupção dos governos. Deste modo, resolveram declarar solenemente os direitos do cidadão. Porém, esses direitos foram colocados em causa nas guerras da idade contemporânea, principalmente na Segunda Guerra Mundial, onde milhões de pessoas foram tiradas as vidas. 

Após a Segunda Guerra Mundial, isto em 1945, é criada a Organização das Nações Unidas sediada em Nova Iorque (EUA). Com esta organização o ocidente objectivava manter a paz e desenvolver relações amigáveis entre os países no mundo – sem deixar de fora a dignidade humana. Todavia, só a 10 de Dezembro de 1948 foi, oficialmente, proclamada a Declaração dos Direitos Humanos.
Com a breve contextualização, o artigo em causa ambiciona compreender até que ponto os Direitos Humanos são respeitados em Moçambique. Para começar, é complexo falar dos direitos humanos em Moçambique, porque as pessoas não tem o conhecimento dos mesmos.

O desconhecimento desses direitos cria um certo distúrbio para se debater acerca da matéria em causa. O que é inadmissível, dentro de um estado de direito democrático como Mocambique.
Farida Mamade, membro da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e porta-voz da I reunião da organização, falando para Rádio Moçambique no dia 28 de Julho de 2013, afirmou: “ muitas pessoas ainda não sabem distinguir entre um caso de violação dos direitos humanos, outro de justiça. E nem para onde se dirigirem para apresentar as suas queixas.” 

De harmonia com essas declarações, pode se concluir que o governo não esclarece devidamente, ou seja, não há promoção dos Direitos Humanos. É lamentável que nos encontramos numa mísera fase quanto aos nossos direitos e deveres. 

Enquanto outros países discutem questões profundas e profícuas, nós brincamos com um caso primordial para com a democracia dentro dum Estado. A violação dos direitos humanos é muito frequente no país, doutra forma diria que, existe uma desvalorização da dignidade do Homem. Por exemplo: a tenção política que o país tem assistido nos últimos dias, tem em algum momento colocado em causa os Direitos Humanos.
Segundo a LUSA, Agencia de Informação Portuguesa, na edição de 13 Julho de 2013, a presidente da Liga dos Direitos Humanos (LDH) Alice Mabota considerou “cruel” a situação dos direitos humanos em Moçambique, frisando que “ o país tem montado um sistema de violação sistemática dos Direitos Humanos” principalmente nos seguintes poderes: a polícia e o aparelho judicial. 

O respeito pelos Direitos Humanos em Moçambique talvez seja uma utopia, entretanto, são louváveis instituições como o IPAJ (Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica). Esta instituição, tem por objectivo promover, divulgar e proteger os direitos fundamentais dos cidadãos – sobretudo cidadãos de baixa renda.

Porém, segundo Nhatima director do IPAJ, alguns assistentes tem feito cobranças ilícitas aos cidadãos. Sendo assim, constata-se que até os que tem lidado com e questão dos Direitos Humanos em Moçambique tem contribuído negativamente para preservação dos mesmos. Facto este que leva-nos a constatar que os direitos humanos ainda não são respeitados em Moçambique. 

                                                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO

AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO Créditos : AS por:Lino A. Guirrungo (Jan, 2019) Eu nasci pouco depois que...