terça-feira, 3 de maio de 2016

Opinião/ Política: GOVERNO ANTIDEMOCRÁTICO VS MANIFESTAÇÃO




GOVERNO ANTIDEMOCRÁTICO VS MANIFESTAÇÃO

Autor: Alberto Massango

 

Perante a actual crise económica que o país vive, as pessoas viram a necessidade de levar a cabo uma marcha popular, com vista a se resolver os problemas que enfermam a nação moçambicana. No entanto, o Governo, através das suas forças policiais fortemente armadas, intimidou aqueles cidadãos que, simplesmente, pretendiam exigir explicações lógicas sobre as dívidas contraídas pelo Governo de Guebuza. Isto é suficiente para se afirmar que o Governo esqueceu ou não sabe que a manifestação faz parte do exercício democrático. 

O incrível no meio disto deve-se ao facto de o Governo mobilizar forças fortemente armadas para a paralisação das manifestações. Ou seja, quando as pessoas mostram a sua indignação, exigindo explicações sobre as dívidas que o antigo Governo contraiu, sem ter dado explicações ao parlamento, são barradas de todas maneiras, como se fossem criminosas e, enquanto isso, os verdadeiros criminosos estão a solta, por aí, fumando charutos em mansões de luxo.

Na cidade capital, bem como em outras províncias do país, assiste-se quase sempre aos raptos, sequestros, roubos envolvendo quadrilhas, tráfico de drogas e órgãos humanos. Contudo, a mesma força policial, que é dada a missão de barrar as pessoas quando se manifestam justamente dentro do seu próprio território, não se faz ao terreno quando a questão é fazer face aos crimes acima mencionados.

As pessoas, dentro de estados democráticos, têm o direito à marcha e liberdade de expressão, portanto, tal como reza a Historia, o uso de forças policiais em marchas populares é característico de regimes terroristas e ditadores. Agora, cabe a nós definirmos o tipo de Estado que somos, democrático o ditador?   
Temos direito à manifestação e não devíamos ser barrados por isso, pois a nossa indignação surge no contexto destas notícias sobre dívidas ocultas, contraída por um grupo de pessoas munido de interesses próprios.

Temos direito à manifestação, na medida em que nós, como povo deste país, seremos obrigados a pagar esta gorda dívida que beneficiou a determinadas pessoas, que abusaram do poder e dos interesses do Estado. Portanto, de todas formas possíveis, temos o direito a manifestação e liberdade de expressão, pois somos os lesados nesta desordem económica que se o país vive.   

VANDALIZAÇÃO NÃO DIGNIFICA MANIFESTAÇÃO
O oportunismo tem sido o grande inimigo das manifestações populares em Moçambique, pois temos pessoas que, ao invés de se focarem na causa comum do povo, que é dizer não à corrupção, não ao roubo legalizado ou fora a má governação, se dedicam ao “saque”, tornando, desta forma, as manifestações em festas de roubo, violência e vandalismo.

Assim sendo, há necessidade de se combater esta postura para que as nossas marchas sejam realmente justas e pacíficas. Para tal, deve-se, em primeiro lugar, segundo Vladimir Lenine, na sua obra intitulada O Trabalho do Partido entre as Massas, preparar as manifestações muito antes da hora proposta, bem como se preparar uma organização tão numerosa, que possa aplicar uma rigorosa divisão do trabalho nos diferentes aspectos da nossa manifestação.


“Deve-se preparar uma organização sistemática para desorientar aos que vandalizam e criam desordem, assim como para se desnortear a polícia de tal modo que não se caia nas suas malhas”, escreve Lenine.      

De acordo com autor, se existe uma organização entre os manifestantes, cada marcha pode converter-se numa demonstração política, que poderia obrigar o Governo a responder às inquietações do povo.

No caso de Moçambique, quem sabe, o Governo dar-nos-ia uma solução palpável para a actual crise económica sem que o povo seja o principal lesado. Talvez a Procuradoria-geral da República de Moçambique (PGR), como órgão soberano e que diz já estar a averiguar os contornos do caso, indiciaria os principais mentores da dívida para um breve esclarecimento. 

Em linhas gerais, para que as nossas manifestações sejam bem-sucedidas, é necessário que as mesmas sejam organizadas com muito tempo de antecedência, tendo-se em conta o vandalismo protagonizado por algumas pessoas.


Se assim for, irmãos, tenham a certeza que nenhuma força policial poderá nos intimidar, pois estaremos preparados o suficiente para enfrentar qualquer obstáculo ao longo da marcha, que nos dignifica como cidadãos moçambicanos em prol da democracia.


                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO

AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO Créditos : AS por:Lino A. Guirrungo (Jan, 2019) Eu nasci pouco depois que...