quinta-feira, 9 de junho de 2016

George Benson está vivo!



  George Benson está vivo / Mr. unforgettable/ Um virtuoso em Maputo

Por:  Hilário Taimo


Em 1952, Nat King Cole cantou “Unforgettable. That's what you are, Unforgettable. Like a song of love that clings to me.” Meio século depois, George Benson (GB) faz uma homenagem a Nat King Cole e, logicamente, incluiu esta música. E Maputo vai, certamente, todos os dias cantar, em homenagem ao GB, “Unforgettable. That's what you are”, pois é o que GB é para todos os que estiveram naquela tenda abarrotada da Universidade Eduardo Mondlane, na capital moçambicana. 



Eram 19 horas e duas enormes filas, fora da tenda, já demonstravam a ansiedade que os amantes de jazz tinham em assistir ao concerto do Mestre Benson.

Tenda abarrotada, gente em pé é a descrição que se faz de uma noite “unforgettable”.
Após a actuação do Seth Swazi e Majescoral, que não tive a oportunidade de assistir, George Benson entra no palco e dá um show inesquecível. Aliás, isso é o mínimo que se podia esperar do GB.

Maputo não podia esperar outra coisa de um virtuoso do nível do GB. Com temas como “Breezin”- uma música que tenho uma preferência de escuta-la, num trabalho entre GB e Al Jarreau, um velho que Maputo precisa ver, - “Affirmation", “Living in high deffinition” George Benson deixa a sua marca em Maputo.

Mas foi com “Monlight”, “The greatest love of all”, inicialmente cantada por GB, mas depois “popularizada” pela “Whitney Houston” e “Give Me The Night” que Maputo entrou em transe.
Do álbum “Inspiration: A Tribute to Nat King Cole” GB cantou “Nature boy”, numa versão smooth, bem diferente a do álbum, deixando a nu a sua criatividade. Isto faz-me pensar que nas suas apresentações a este álbum GB, para surpresa dos fãs, provavelmente, apresente todo álbum, ou parte dele, em versões smooth.

O pianista e a percussionista do GB, a meu ver, foram fantásticos. O espectáculo foi o que, em conferência de imprensa, GB prometeu “uma noite fantástica”.

E as 22 horas o show acabou. Fecharam-se as cortinas, mas Maputo ainda canta “Unforgettable. That's what you are, Unforgettable. Like a song of love that clings to me.” esperando que mais “caducos”, que não são desejados nos seus países, venham cá cantar e tocar para malta. Caducos como GB, Al Jarreau, Bob Mc Ferrin… George Benson está vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opinião: AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO

AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO Créditos : AS por:Lino A. Guirrungo (Jan, 2019) Eu nasci pouco depois que...