domingo, 10 de julho de 2016

Música / Opinião: Everything In Between, uma terapia musical para o bom ouvido de qualquer mente aberta




Everything In Between, uma terapia musical para o bom ouvido de qualquer mente aberta



A frontalidade foi sempre uma marca específica da cultura hip-hop. Mais do que qualquer outro género musical, o perfil artístico metópico é, sem dúvida, a mais peculiar das características desta arte, um elemento que torna o rap uma forma de expressão artística polémica e, talvez, incisiva. 

Mesmo com as metamorfoses que o género vem sofrendo, esta marca continua, eternizando, de certo modo, os tradicionais objetivos deste estilo musical nos mais respeitados álbuns da história. 

Lançado a 24 de junho de 2016, o álbum Everything In Between, do coletivo norte-americano Ugly Heroes, é uma prova concreta desta posição.

Em 14 faixas, os Ugly Heroes apresentam-nos um trabalho denso, mas, ao mesmo tempo, acessível, dentro de um esquema convencional do estilo clássico designado underground

O simpático esquema rimático de Red Pill associado à profundeza do conteúdo das letras de Verbal Kent fazem uma aliança perfeita com modelo clássico de produção de Apollo Brown, exibindo a autenticidade de um projeto rústico e promissor em tempos de “seca” no panorama ortodoxo do underground.

Desde o “Today Right Now” até ao “Fair Weather”, trata-se de uma terapia musical de abordagem holística com uma escrita de teor nostálgico, num misto onde dor e alegria desfilam na mesma arena.

Fortemente expressivo, em algum momento, o Everything In Between convida-nos a uma reflexão sobre a nossa condição existencial, questionando a nossa passividade face ao atual momento.    

A simplicidade na organização de cada música não elimina a qualidade do trabalho, pelo contrário, é desta característica que Red Pill, Verbal Kent e Apollo Brown distinguem-se no panorama underground dos becos de tão respeitada Detroit, com letras que retratam a bravura que existe por debaixo da humildade da juventude suburbana amante da cultura hip-hop

A sintonia e maturidade patentes no Everything In Between denunciam a cumplicidade de uma equipa que estava à espera de uma oportunidade há anos, um grupo que agora parece ter conseguido chamar a atenção da tão exigente crítica norte-americana.

O Everything In Between é uma sugestão para os bons amantes do “hip-hop de raiz” e, ao mesmo tempo, uma terapia para o ouvido de qualquer mente aberta que procura luz a partir da arte.

Boa escuta: thttps://www.youtube.com/watch?v=LAtewjFVgvkch?v=LAtewjFVgvk 


2 comentários:

Opinião: AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO

AS MENTIRAS DO NOSSO TEMPO E O CAMINHO PARA O FUTURO Créditos : AS por:Lino A. Guirrungo (Jan, 2019) Eu nasci pouco depois que...